TORNOMECANICO2
1022 palavras
5 páginas
TORNO MECÂNICOMáquinas que permitem transformar um sólido bruto e indefinido, fazendo-o girar em volta de seu eixo, em uma peça com forma e dimensões definidas; retirando perifericamente seu cavaco.
Principais Partes
Barramento;
Cabeçote do motor ou fixo ;
Cabeçote móvel ou contra ponta ;
Carro porta utensílios ou porta ferramenta;
Caixa de mudança;
Circuito de refrigeração e lubrificação.
Barramento :
Peça de ferro fundido em que assenta o torno. Na parte superior do barramento há guias prismáticas.
Hoje em dia estas guias são prismáticas e planas, geralmente. Barramentos :
Cabeçote motor:
É fixado sobre o barramento, à esquerda do operador, contém o mandril cuja principal função é sustentar o objeto a se usinado
Contra ponta:
Alinhada sobre as guias do barramento e tem a função de sustentar as peças em rotação. Desloca-se ao longo do barramento e pode ser fixada na posição mais conveniente. Carro porta ferramentas:
O carro pode exercer movimentos longitudinais
(movimento de avanço) e o carro secundário movimentos transversais.
Caixa de mudança:
É situada à esquerda do torno e tem a finalidade de transmitir o movimento do mandril ao cabeçote motor , ao fuso e a vara de reversão.
Lubrificação e Refrigeração.
Consiste de um ciclo fechado que possui uma eletro bomba que aspira o fluido de uma recipiente e o impele através de uma tubulação, até a ferramenta em funcionamento. O fluido volta até o recipiente , passando por um filtro e após a bomba o aspira novamente .
Tipos de operações:
1) Facear: operação que se obtém pelo deslocamento ao longo do eixo da peça
2) Rosquear: abrir roscar externamente e internamente. 3) Sangrar: consiste em cortar uma peça , com o bedame. 4) Tornear cônico : operação obtida pelo deslocamento da ferramenta obliquamente ao eixo da peça. 5) Perfilar : É o torneado de superfícies de revolução.Combi-nação de movimento retilíneo de translação paralelo ao eixo da peça e movimento retilíneo de translação normal.
6)