Torneamento
CAMPUS PRAÇA XI
TURMA 3001
TORNEAMENTO
Grupo: DANILO FERNANDES MARCIO SCHIAVINATO
INTRODUÇÃO
Gostaríamos de imediato de alertar ao leitor que o presente trabalho é mais uma compilação de textos e artigos existentes na internet em diversos sites de busca do que um texto original sobre o tema Torneamento. Os alunos se pautaram mais nos estudos introdutórios do tema do que na originalidade da abordagem do mesmo, como forma de organizar a apresentação que os alunos fizeram sobre este tema em sala de aula.
Assim, procurou-se apresentar o torneamento sob a ótica da informação do mesmo para uma turma iniciante do curso de Engenharia Mecânica, sem pretensões de esgotar a matéria ou esmiuçar todo o cabedal de informações existente sobre este tipo de máquina-ferramenta.
Por estar a disposição como fonte de consulta, a internet foi a fonte de informação dos alunos e também a origem dos textos e figuras utilizados na apresentação visual (slides) do tema.
TORNEAMENTO
CONCEITO
Se denominatorno mecânico (do latim tornus, este do grego τόρνος, gire, vuelta) uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 4 castanhas ou fixada entre os contra-pontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas.
O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à forma como às dimensões.