Torneamento e Fresagem
TORNEAMENTO
CONCEITO:
O torneamento é a operação na qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatória que executa o trabalho do torno ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à forma como às dimensões.
Tipos de tornos mecânicos e suas características:
1. Torno CNC - máquina na qual o processo de usinagem é feita por comando numérico computadorizado (CNC) através de coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal). Sua grande vantagem em relação ao torno mecânico é o acabamento e o tempo de produção.
2. Torno revólver - torno que tem como característica a fabricação em série de peça com auxílio do cabeçote móvel que vem adaptado a várias ferramentas diferentes para executar processos de usinagem com rapidez, em peças pequenas (Ex: buchas).
3. Torno vertical - usado para trabalhar com peças com um diâmetro elevado;
4. Torno horizontal universal - usado para várias funções principalmente em peças de pequeno diâmetro e grande comprimento.
5. Torno de platô - Em geral de eixo horizontal, serve para tornear peças curtas, porém de grande diâmetro.
Os primeiros passos de pesquisa passaram pela procura das melhores geometrias para a operação de corte. A etapa seguinte dedicou-se à busca de materiais de melhores características de resistência e durabilidade. Finalmente passou-se a combinar materiais em novos modelos construtivos sincronizando as necessidades de desempenho, custos e redução dos tempos de parada no processo produtivo. Como resultado desta evolução consagrou-se o uso de ferramentas compostas, onde o elemento de corte é uma pastilha montada sobre uma base.
Fresadora
Conceito:
Fresadora é uma máquina de movimento continuo da ferramenta, destinada a usinagem de