Toquio e seus aspectos
Aspetos Geográficos
Capital do Japão, ocupa cerca de 340 km2 e está localizada na costa sudeste da ilha de Honshu, nas margens norte e noroeste da baía de Tóquio. É uma das cidades mais populosas de todo o Mundo, albergando cerca de oito milhões de habitantes. Durante o inverno, as precipitações são frequentes e ocorrem muitas vezes em forma de neve. O verão é quente e húmido.
História e Monumentos
A sua origem remonta ao século XII e resumia-se a uma pequena residência familiar de dáimios com o nome de Yedo. Em meados do século XV, Ota Dokwan ocupou Yedo e aí mandou erguer um castelo. Já nos finais do século XV, Yedo começou a desenvolver-se, sobretudo a partir do momento em que o dáimio Ieyassu recebeu o feudo das oito províncias da região. Um pouco mais tarde, Ieyassu apoderou-se de todo o país e fundou a dinastia Togugawa, que governou o Japão ao longo de um quarto de século. A região tornou-se próspera nesse período. Com o jovem imperador Meiji, a capital foi transferida de Quioto para Yedo, em 1868, e passou a designar-se Tóquio. O velho Palácio Tokugawa, construído pelos membros de Ieyassu, sofreu um incêndio em 1873 sendo construído em seu lugar um mais moderno, rodeado por muros com muitos quilómetros de extensão. Posteriormente a cidade sofreu vários incêndios e foi fortemente abalada pelo sismo de 1 de setembro de 1923. Em consequência do forte terramoto, dois terços da cidade foram destruídos e, em 1945, com a Segunda Guerra Mundial, os bombardeamentos americanos destruíram mais de metade da sua superfície. No dia 2 de setembro desse ano, o Japão rendeu-se e Tóquio foi ocupada, tendo iniciado de forma intensiva as obras de reconstrução.
O núcleo de Tóquio corresponde à antiga Yedo onde se encontra o Palácio Imperial rodeado de jardins. Outros monumentos a destacar correspondem aos edifícios do governo como a Assembleia Nacional, o Tribunal Supremo e os Ministérios, todos localizados a oeste no distrito de Kasumigaseki; um pouco mais a sul