Japão
Temperado.
Subtropical.
Conflitos:
Guerra do Pacífico é o conflito armado entre o Japão, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a China e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial - Participaram do conflito o Japão, a China, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, Austrália, Filipinas, Malásia, Tailândia, Birmânia, Índia, Países Baixos, Nova Zelândia, França Livre, Canadá, México, e a União Soviética. O conflito teve duração de oito anos. Nos últimos meses do conflito A China e Coréia não apoiavam os Aliados diretamente. Mas o império japonês sofria constante rebeliões na China e na Coréia, como as guerrilhas chinesas e os piratas coreanos.
Transformada em guerra por toda a região após quatro anos apenas de conflito sino-japonês, a Guerra do Pacífico se dividiu em duas etapas: entre 1937 e junho de 1942, o Japão manteve a ofensiva e foi vitorioso na ocupação de grande parte do território chinês, na destruição da frota americana, na tomada de Hong Kong e Singapura.
A partir da Batalha de Midway, com a vitória da marinha e da aviação norte-americana impedindo o desembarque das tropas japonesas no atol e a destruição dos principais porta-aviões do Japão, a ofensiva passou para o lado dos Aliados, que num longo caminho por um período de três anos reconquistaria todos os territórios tomados através de grandes batalhas terrestres e navais até as explosões atômicas de Hiroshima e Nagasaki que causariam a rendição incondicional do Império Japonês em 2 de setembro de 1945.
Politica:
O Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do imperador é muito limitado. A Constituição o define como "símbolo do Estado e da unidade do povo" e ele não possui poderes relacionados ao governo. O poder, concedido por soberania popular, está concentrado principalmente na figura do primeiro-ministro do Japão e de outros membros eleitos da Dieta. O imperador age como chefe de Estado em ocasiões diplomáticas, sendo Akihito o presente imperador do Japão e Naruhito,