Topologia de redes
Fundamentos De Redes De Dados e Comunicação
Topologias De Redes
A topologia de rede é o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede.
Topologias físicas
A topologia física é a verdadeira aparência da rede, enquanto que a lógica descreve o dados através da rede. A topologia física representa como as redes estão conectadas e o meio de conexão dos dispositivos de redes. A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.
Exemplo de algumas topologias básicas
Ponto a Ponto: Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer, contanto que haja uma montagem especial nos conectores, para que hajam 2 pontos, A e B. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.
Barramento: Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.
Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo é seccionado em cada local onde um computador será inserido Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No computador é colocado um "Y"