Topografia
CONCEITO DE TOPOGRAFIA E OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS
TEÓFILO OTONI – MG
2015
TOPOGRAFIA
Topografia é analise e representação gráfica detalhada de um terreno que direciona toda a implantação da construção.
Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo ainda representam-na graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação (chamadas locações) e acompanhamentos de obras como: projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimento de terra (cubagem de terra), etc.
Equipamentos e Acessórios
Teodolito – Equipamento utilizado na topografia com a função de se efetuarmos medições de ângulos, e esse sendo composto de um parafuso universal chamado de “calante” que tem o objetivo de nivelar o eixo horizontal e vertical.
Fio de prumo: instrumento para detectar a vertical do lugar e elevar o ponto. Pode ser adaptado num prisma ortogonal ou num tripé.
Trena: instrumento utilizado para medição direta de distâncias. Podem ser de fibra de vidro, aço ou ínvar. As trenas de fibra de vidro não são recomendadas pelo fato das fibras de vidro quebrarem e não ser visível ao usuário. As de aço devem ser utilizadas com fator de correção de temperatura.
Nível: instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência para calcular os desníveis entre pontos. Podem ser automáticos ou digitais.
Mira: instrumento para medir a distância vertical de um ponto até o plano horizontal do nível. Para os níveis digitais, a mira deve ser com códigos de barras.
Nível de cantoneira: instrumento utilizado para detectar a vertical de outro instrumento. Pode ser adaptado numa baliza ou numa mira.
Bastão: instrumento que serve