topografia
01 – INTRODUÇÃO
Iremos apresentar neste relatório a locação de pontos de uma área, cuja aula prática foi realizada no Campus da UNIPÊ. Este processo consiste em locar a área desejada, onde locamos por meio de ângulos e distancias localizados na mesma.
02 – OBJETIVO
A prática realizada em campo teve como objetivo a locação de pontos de uma determinada malha de pontos, que era nosso projeto de locação, através do levantamento por caminhamento. Primeiro foi realizada a locação da malha adotando o primeiro referencial ("P1"), obtendo os dados necessários (Azimute, angulo externo e distancia) para efetuarmos a verificação da localização e reconhecimento do terreno. Desta maneira, foi realizado esse procedimento em todos os pontos determinados do terreno, anotando e locando todas as informações necessárias do primeiro ponto ate o ultimo (“P1” ao P15”).
03 – EQUIPE TÉCNICA
Formada pelos estudantes de engenharia civil, na equipe listada abaixo, sob a supervisão do Prof. ALLAN TAVARES CARVALHO:
04-DESCRIÇÕES DA ÁREA
Um terreno particular que se encontra dentro de um campo de futebol, com área de 5.733,68 metros quadrados, onde foram locados quinze pontos com variadas distancias localizado dentro do campus do Centro Universitário de Joao Pessoa situado na BR 230 - Km 22, Água Fria - CEP 58053-000 - João Pessoa - PB - Brasil .
05 – EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
5.1 – Teodolito
O teodolito é um instrumento óptico de medida, utilizado na topografia na geodésica e na agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais.
5.2 – Trena
Trena de fibra de vidro é feita de material bastante resistente (produto inorgânico obtido do próprio vidro por processos especiais) comparada à trena de lona, deforma menos com a temperatura e a tensão; não se deteriora facilmente; é resistente à umidade e a produtos químicos; é bastante prática e segura.
5.3 - Bússola
A bússola é um instrumento