administração de produção
Revolução industrial na Administração da Produção.
Em 1776 com a publicação clássico A riqueza das nações, por Adam Smith, no Reino Unido – mesmo ano em que James Watt apresentou a máquina a vapor e isso veio associado a primeira \revolução e Industrial. A partir de então ocorre progresso no setor industrial. Nesta época começa os estudos de estratégias de negócios, trazendo um grande desenvolvimento ao longo do tempo. Daí surge a Gestão de projetos, que tem desenvolvimento relativamente lento algo autocontido. Interessante, em termos de gestão de operações, é o que primeiro se desenvolveu e que aparentemente não alterou muito sua forma de gestão ao longo do período.
American System of manufacturing. Pois em um determinado momento da história eram os únicos desenvolvimento ocorrido.
Alguns engenheiros e homens de negócios marcaram um período com a migração do modelo artesanal ou fabril de pequena escala de produção, para o modelo fabril em larga escala com peças e componentes intercambiais e produtos sendo feito por maquinas. Surgindo então a “produção em massa”
Nas décadas do século XX surgem as bases de produção ocorrendo em ritmo acelerado em massa, avançando para o bloco onde está o “motor” da administração científica. Da administração cientifica foi disparada por Frederick Taylor desenvolveu, forma sistêmica de atividade de produção. E alguns dos seus seguidores usaram da administração cientifica para um produto que mudaria a economia do mundo o automóvel. Henry Ford como ninguém personificou a era da produção em massa. Gerou grande fortuna usando o modo de produção americano. Na boa parte do século XX a indústria automobilística consolida como setor industrial, influenciando a gestão de operações a evolução.
Ao longo foi se criado Ciência da Administração que traz o desenvolvimento de modelagens para gestão de estoque, planejamento, programação e controle da produção.
Após a