TOPOGRAFIA
Nesta aula prática nos foi apresentado alguns instrumentos utilizados para medição em Topografia.
Trena - Fita de aço ou lona especiais, de grande comprimento (ex.: 50 m) com escala gravada. Usada para medições em locação de obra, pequenas serviços topográficos, etc.
Baliza – Instrumento utilizado pelo topógrafo (geomensor ou agrimensor) para elevar o ponto topográfico com objetivo de torná-lo visível e necessário nas operações de nivelamento geométrico.
É utilizado para manter o alinhamento, na medição dos pontos, quando há necessidade de se executar vários lances de diastímetro. São feitas de madeira ou de ferro, arredondados, sextavados ou oitavados e com uma escala que começa no fundo. Comprimento de 2 m a 5 m, seu diâmetro de 16 a 20 mm. São pintados em cores contrastantes (branco e vermelho ou branco e preto) para permitir que sejam facilmente visualizadas à distância. Devem ser mantidas na posição vertical, sobre tachinfa do piquete, com auxílio de um nível de cantoneira. Serve para fazer o alinhamento de um piquete a outro
Nível- O Nível topográfico, também chamado nível óptico, é um instrumento que tem a finalidade de medição de desníveis entre pontos que estão a distintas alturas ou trasladar a cota de um ponto conhecido a outro desconhecido. Ele se usa junto com uma baliza.
Régua – Também Conhecida como Mira pode ser de madeira, alumínio ou PVC, graduada em m, dm, cm e m ; utilizada na determinação de distâncias horizontais e verticais entre pontos. Usada em nivelamento geométrico e que deve ser posicionada verticalmente sobre o ponto visado para leitura da altura entre o chão e o plano horizontal formado pela visada de nível ótico.
Teodolito- São os aparelhos utilizados para medições de ângulos entre dois alinhamentos e os respectivos Rumos ou Azimutes que estes alinhamentos fazem com a direção N/S. Os teodolitos, em sua maioria são fabricados para medição de ângulo no sentido horário (à direita).