Topografia
2. Objetivos
3. Materiais e Métodos
4. Apresentação dos Resultados
5. Discussão dos resultados
6. Conclusão
7. Referências Bibliográficas
Introdução
O que irá ser apresentado nesse relatório é o levantamento planimétrico do Bloco 706, do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici, realizado em dezembro de 2012.
Para esclarecer, levantamento planimétrico é aquele em que se cadastram pontos com uma estação total do perímetro da área a ser estudada e também de outros detalhes encontrados, como postes, árvores, muros e o que mais for necessário. Realizar um levantamento topográfico é desenvolver todas as operações de medidas de campo, indispensáveis para a determinação da posição relativa dos pontos que compõem a área de estudo. É importante notar que cada tipo de levantamento exige instrumentos e métodos apropriados.
Depois de fazermos o levantamento, utilizando o método da irradiação e da medição eletrônica de distâncias, ele foi levado para dentro de sala, onde analisamos e processamos os dados, e desenhamos a poligonal com seus detalhes, usando o software Autocad.
Portanto, todos os dados, bem como os processos que serão a seguir mostrados, são fruto de tudo que a equipe aprendeu tanto em sala como em campo, como a medida de ângulos e distâncias em encaminhamento horário usando as estações totais e a utilização de softwares como o já citado Autocad e o DataGeosis.
Objetivos
Esse trabalho tem como objetivo fazer um levantamento topográfico planimétrico do terreno. Este consiste num levantamento de dados de natureza científica que tem como objetivo a representação gráfica posicional e quantitativa, sem considerar o relevo dos elementos naturais ou artificiais existentes no terreno, por exemplo: benfeitorias limítrofes (cercas, muros, marcos, etc.), construções, equipamentos de infraestrutura urbana (rede elétrica, rede drenagem, sistema viário, etc.), recursos