Revolução dos tranportes
Índice: 1. Introdução 3 2. A revolução dos transportes 4 3.1. A revolução industrial 4 3.2. A máquina a vapor 4 3.3. Rede ferroviária 4 3.4. A aplicação da máquina a vapor aos barcos 5 3.5. Resultado da revolução dos transportes 5 3. Conclusão 6 4. Bibliografia 7
1. Introdução
A Revolução Industrial surgiu com a mecanização dos sistemas de produção. Teve início no século XVIII, na Inglaterra.
A burguesia industrial, atrás de maiores lucros, menores custos e uma produção acelerada, procurou alternativas para melhorar a produção de mercadorias.
Com o aumento da produção surgiu também o desenvolvimento dos transportes, gerando também o aumento de estradas e vias de comunicação.
Foi a aplicação da força a vapor, sobretudo nos barcos e nas locomotivas, que fomentou o início da revolução industrial.
2. A revolução dos transportes
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico dos transportes e máquinas. A máquina a vapor, usada nos gigantes teares, revolucionou o modo de produzir.
Com a utilização das máquinas, o preço das mercadorias baixou e acelerou o ritmo de produção, mas a substituição dos homens pelas máquinas gerou milhares de desempregados.
2.1. A revolução industrial
A revolução industrial deveu-se a vários factores: políticos, sociais, técnicos e humanos, tendo como a principal consequência o aumento de produção. A partir deste momento a Inglaterra depara-se com o problema de não ter meios suficientemente rápidos para poder escoar os produtos.
Então pensaram em utilizar os vagões e as linhas de caminho de ferros, usadas nas minas inglesas, para auxiliar os transportes das mercadorias. Estas eram puxadas por homens ou animais, mas como não tinham a rapidez necessária, começaram a surgir ideias de utilizar a máquina a vapor, como forma de mover os vagões.
2.2. A