Topografia
A topografia está conosco há milhares de anos. Ela é a ciência que trata da determinação das dimensões e contornos (ou características tridimensionais) da superfície física da Terra, através da medição de distâncias, direções e altitudes. A topografia também inclui a locação de linhas e malhas necessárias para a construção de prédios, estradas, barragens e outras estrutu ras. Além dessas medições de campo, a topografia compreende o cálculo de áreas, volumes e outras quantidades, assim como a preparação dos respectivos mapas e diagramas.
A Topografia pode ser entendida como parte da Geodésia, ciência que tem por objetivo determinar a forma e dimensões da Terra. Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas são calculados áreas, volumes, coordenadas, etc. Além disto, estas grandezas poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão.
Nas últimas décadas, tem sido quase inacreditáveis os avanços na tecnologia usada para medição, coleta, registro e visualização das informações referentes à superfície da Terra. Por exemplo, até recentemente os topógrafos faziam suas medições com fitas de aço, com aparelhos para medição de ângulos chamados de trânsitos e teodolitos, e determinavam altitudes com equipamentos denominados níveis de exatidão. Além do mais, as medições obtidas eram apresentadas por meio de tabelas e mapas preparados laboriosamente.
Atualmente, o topógrafo utiliza instrumentos eletrônicos para medir, visualizar e registrar distâncias e posições de pontos automaticamente. Os computadores são usados para processar os dados de medição e produzir os mapas e tabelas necessários, com velocidade espantosa. Esses avanços têm contribuído para maior progresso em muitas outras áreas, incluindo Sistemas de Informações