Topografia
Realizar experimentos fazendo uso do micrômetro, aplicando os conhecimentos adquiridos no estudo da teoria de erros e medidas.
1.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Calcular o volume e a área de uma esfera.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Este relatório, referente ao Primeiro experimento das aulas práticas de física, que tem como tema “Micrômetro e Esfera”. O micrômetro é um instrumento que mede com exatidão a espessura, e têm grande uso na indústria mecânica, medindo toda a espécie de objetos, como peças de máquinas. O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito preciso, permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico. Além do emprego do micrômetro neste experimento usamos embasamentos teóricos como a aplicação da teoria dos erros para diminuirmos ao maximo a possibilidades de falhas no experimento e conhecimentos básicos de geometria para calculo de áreas e volumes.
3. MÉTODO EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAL UTILIZADO
Um micrometro.
Uma Esfera de vidro Irregular.
3.2. MÉTODO UTILIZADO
A) O professor iniciou a aula apresentando aos seus alunos o micrômetro e mostrando como deveríamos utilizá-lo.
B) O professor distribuiu o micrômetro e a bola de gude para os alunos e orientou-os a fazer 10(dez) medidas, usando o micrômetro, do diâmetro da esfera.
C) Após a realização das medidas foi proposto o calculo do valor mais provável do diâmetro e o volume da esfera, usando para isso o embasamento da Teoria dos erros.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Como resultados do experimento utilizando o micrômetro de resolução= 0,01mm obtêm-se: O valor mais provável do diâmetro da esfera expresso por: D= D1+D2+D3+...+D10 10 O desvio de cada medida expresso por: di= Di-D A precisão de cada medida expressa por: dR(%)= |Di-D| x100 D Os