Topografia
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, SC. Brasil
04/04/2012
Topografia I
Relatório de Trabalho de Campo
LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO POR IRRADIAÇÃO
Integrantes da equipe de campo:
1. INTRODUÇÃO
Objetivo Principal:
Descrição do trabalho de campo feito no dia 04/04/2012;
Obter os dados dos ângulos dos pontos A, B e C, pontos próximo ao Campus Ponte do Imaruim, da Universidade do Sul de Santa Catarina, por meio de Teodolito Leica T100, utilizando o Método Bessel.
Local de trabalho:
O levantamento dos ângulos A, B e C pelo método Bessel foi elaborado na Rua João P. dos Santos, s/n, Bairro Ponte do Imaruim, Palhoça/SC, conforme croqui que segue abaixo.
Instrumental Utilizado:
Para o levantamento dos dados topográficos foram utilizados: a. Teodolito Leica T100, leitura de 20'' de precisão angular; b. Tripé de alumínio; c. Prancheta e d. Planilha ad-hoc para medição Bessel.
Para análise e tabulação dos dados foram utilizados: a. Autocad 2012 b. Microsoft Office Word 2007 c. PDF Creator
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
2.1 Instalação do Equipamento
Para diversos procedimentos de campo em Topografia são realizados com equipamentos, neste nosso caso, utilizamos teodolito Leica T100. Para que esses equipamentos possam ser usados, os mesmos devem estar corretamente "estacionados" sobre um determinado ponto. "Estacionado" é o nome dado para o equipamento que está corretamente nivelado e centrado sobre o ponto topográfico. Separamos em duas partes o procedimento para o estacionamento de um equipamento no campo.
Primeiro, precisamos localizar o ponto topográfico, que podem ser, um simples piquete, pregos ou chapas metálicas, entre outros. Então o tripé tem que ser aberto e posicionado sobre o ponto, cravando as pontas das pernas do tripé para evitar que ele se mova durante as medições. Podemos resaltar dois pontos a serem observados para facilitar a