Topografia da pelve animal
Sumário:
1. Introdução
2. Regiões da Pelve
3. Topografia da Pelve
3.1. Pelve
3.2. Músculos presentes na pelve
3.3. Vísceras presentes na pelve
3.4. Vascularização, Inervação e Drenagem Linfática
4. Diferenças entre as espécies
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
1. Introdução
A cavidade pélvica se situa caudalmente ao final do abdomen caudal (linha terminal) até a parte final da pelve (sacro, ligamento sacrotuberal e arco isquiático). Tem como limites: abertura cranial (cranial); abertura caudal (caudal); sacro e primeiras vértebras caudais (dorsal); assoalho do osso coxal, sendo o ísquio e púbis (ventral); e ílio e ligamentos (lateral).
Sua parte óssea é formada pelo cíngulo pélvico, sacro e primeiras vértebras caudais. O cíngulo pélvico é formado pela fusão do íleo, púbis e ísquio nos dois lados do osso coxal. Nesta cavidade se localizam o reto com ânus, colo da vesícula urinária; na fêmea temos uretra, útero, vagina e vulva; no macho temos a uretra pélvica, e glândulas sexuais acessórias.
Tem sua importância clínica caracterizada por diversos aspectos, como: fraturas de osso coxal ou fraturas na sínfise; importante acesso cirúrgico; presença dos órgão reprodutores, entre outras.
O presente trabalho tem como objetivo detalhar a topografia da pelve, relacionando-a com a importância clínica.
2. Regiões da Pelve
A pelve é divida em regiões para entendermos melhor sua organização. As regiões são: Região sacral; Região da tuberosidade coxal; Região glútea; Região da nádega; Região da tuberosidade isquiática; Região da raiz da cauda; Região da cauda; Região perineal, que é dividida em região anal e urogenital; Região escrotal; e Região supramamária. A Região Sacral está localizada na porção média da pelve, entre as regiões glúteas. Tem como importância a realização de