123456789
TRABALHO
RADIOLOGIA VETERINÁRIA
SALA DE EXAMES
A sala de exames radiográficos em Medicina Veterinária obedece às mesmas normas da Medicina Humana; deve ser ampla, permitir boa movimentação do pessoal, possuir oxigênio e aparelho de anestesia volátil, com todos os acessórios a ele inerentes. É necessário ainda que possua todos os fármacos necessários para os procedimentos, tais como anestésicos, medicamentos para reversão de complicações anestésicas e decorrentes do uso de agentes contrastantes. Devemos ter em mente que animais domésticos ou exóticos
(tartarugas, aves, répteis, etc.) necessitam de um ambiente sossegado para sua contenção. Daí a importância de ter máximo cuidado com sua manipulação e com o ambiente a ser trabalhado. Além da proteção radiológica e da baritagem da sala, é necessária a presença do técnico e de duas pessoas maiores de 18 anos e, quando se tratar de mulheres, a suspeita de gestação impedirá sua presença na sala de procedimento por motivo de segurança. Dessa maneira, essas pessoas ajudarão a conter o animal, evitando a exposição contínua do técnico às radiações X,pois este irá sempre estar presente, mais protegido pelo biombo blindado de alvenaria ou biombo móvel.
PEDIDO DE EXAMES
O técnico deve receber o pedido de exames, que deverá conter: nome do proprietário, espécie animal, raça, sexo, idade e nome do profissional veterinário solicitante, além do número de registro do exame. Tudo isso, se possível, deve compor a identificação da película radiográfica;o técnico deve, dessa forma, transpor todas essas informações para um livro de registro,que deverá conter ainda a região a ser radiografada, kV, mA e T utilizados, livro este exigido pelo departamento de vigilância sanitária. Esse pedido deve ficar arquivado para futuras investigações, se necessário.
APARELHOS DE RAIOS-X
Frequentemente, em 90% das clínicas e hospitais