TOPOGRAFIA APLICADA
Comente
Envie por E-mail
Compartilhe
Topografia aplicada na execução da terraplanagem de um projeto viário
Por Ivan Leonardi | 16h38, 14 de Fevereiro de 2012
Por: Adriana Pires Pereira, Reginaldo Adair Justino, Ricardo de Moura Costa, sob orientação do Prof. Fernando César Zanette
Introdução
Desde os princípios da civilização, observa-se a necessidade do homem em demarcar sua posição e seu domínio, mesmo sem saber, ele já utilizava a topografia, ciência que trata do estudo da representação detalhada de uma porção da superfície terrestre.
Estudos relatam que a topografia teve seu início no antigo Egito próximo ao Rio Nilo, onde os egípcios foram obrigados a criar métodos e equipamentos que permitissem a demarcação e remarcação de suas terras e os limites da cidade que eram constantemente destruídos com as inundações.
Aproximadamente 2.600 a.C, os egípcios já utilizavam uma corda para medir as distâncias e um fio de prumo, sendo este na verdade, um cordel com um peso preso em uma de suas extremidades que era utilizado para se obter um alinhamento vertical, dando a possibilidade de se construir estruturas mais altas e com uma maior estabilidade.
À medida que o homem descobria métodos de se obter levantamentos, a padronizar medidas e elaborar mapas, outros equipamentos foram sendo criados.
A GROMA EGÍPCIA, o GNOMOM, a DIOPTRA, o QUADRANTE e o ASTROLÁBIO, esse último considerado o antecessor ao Teodolito, foram exemplos dessa evolução.
Segundo estudos realizados, uma das primeiras aplicações de terraplenagem se deu nas primeiras estradas criadas pelos romanos no ano de 312 a.C. As estradas eram recobertas com a colocação de grandes pedras de basalto e apesar de não oferecem conforto, essas estradas se mostraram muito resistentes e o revestimento pode ser encontrado bem fixado nos percursos 2000 anos após sua construção.
No Brasil,