Topografia Aplicada Engenharia Civil Vol
Cap.2 Equipamentos auxiliares da topografia
Entre os equipamentos auxiliares utilizados na topografia encontra-se: balizas, fichas, trenas de aço, de lona, fibra sintética e correntes de agrimensor.
BALIZAS
São peças de madeira ou ferro com 2M de altura pintadas de duas cores (vermelho e branco) e tendo na extremidade da ponta um ponteiro de ferro para fixar no chão. A baliza serve para a medida de distancias e para destacar um ponto sobre o terreno.
FICHAS
São peças de ferro pontiagudas que serve para a cravação no solo. A ficha e usada a marcação de um ponto sobre o solo por um curto período.
CORRENTE DE AGRIMESSOR
Corrente com vários elos articulados em barras. Tem como objetivo medir distancias lineares nos terrenos.
TRENA DE PANO OU LONA
Consiste em uma fita de pano com finos fios de aço que fica em uma caixa circular com manivela, seu comprimento varia de 10m a 50m. Serve para realizar grandes medições em um terreno com medidas aproximadas.
TRENA DE AÇO
É idêntica a treina de pano, só que com um sistema de molas no lugar da manivela. A trena de aço tem o mesmo objetivo da trena de lona mas com medições exatas.
FITAS DE AÇO OU PLÁSTICAS
Tem o mesmo objetivo e é parecida com a trena de pano só que mais rustica pois é usada para ser arrastada no solo sem ser danificada.
CADERNETAS DE CAMPO
São cadernetas apropriadas para as condições rusticas do trabalho, tem capa dura, impermeabilizada e com papeis resistentes. A caderneta serve para as anotações em geral.
Lucas Eduardo Faria Mendes/Engenharia Civil 1°Periodo