Diante De Seu R Pido Crescimento
Um dos motivos seria a demora no atendimento na rede pública; a falta de equipamentos e investimentos de saúde e a falta de médicos e profissionais de saúde. De acordo com as pesquisas, as opiniões são maiores entre os habitantes das Regiões Metropolitanas, onde tem sido menor a oferta de Programas como o de Saúde da Família (PSF).
O PSF, depois de um forte crescimento desde suas origens em 1994, passou a aumentar sua cobertura mais lentamente a partir de 2006, dada as limitações estruturais dos municípios desassistidos em cumprir os requisitos para receber os recursos federais para instalar o Programa, entre eles a falta de profissionais.
Os resultados do Programa Mais Médicos ainda estão para ser conhecidos e podem reverter parcialmente este quadro, mas a realidade até 2012 ainda era bastante precária.
Nos últimos anos, tentou-se a implementação de algumas propostas que seriam importantes para melhorar a organização a qualidade do cuidado, como a criação de redes de saúde, esforços nas áreas de estabelecimentos de saúde e a regulação do acesso aos serviços, através da criação de centrais de regulação e processos de referencia e contra-referencia. Alguns Estados e municípios em todo o país, mas principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Paraná teve bons resultados nestas áreas, mas faltaram recursos e incentivos do Governo Federal para um avanço efetivo destes processos em todo o território nacional.
Então, ainda é necessário muito mais incentivo para que esse sistema avance, a fim de atender a todo país com qualidade de atendimento.
Gabrielle M. A. Tassinari – Fonoaudiologia
3° período - Disciplina: Saúde Coletiva
Professor: Arthur da Silva Gomes