topicos
De acordo com a aula 8 do material didático a identidade está ligada a sistemas de representação que tem estreitas conexões com as relações de poder. E é no encontro da identidade com sua representação que se localiza o jogo desigual do poder, em um mundo que é composto por pessoas diferentes, na qual alguns se enquadram nos padrões ditos normais e outros não, sendo assim, os que não se enquadram nesses padrões sofrem as conseqüências do preconceito em relação às suas diferenças.
Gordon Willard Alport define o preconceito como uma atitude negativa em relação a um grupo ou a um individuo, simplesmente por ele pertencer a um grupo socialmente desvalorizado, estigmatizado e esteriotipado por divergirem das expectativas do grupo social considerado padrão. Os indivíduos estigmatizados jamais sabem como serão recebidos pelos normais, o que faz com que este individuo se isole até que venha a conhecer outros que partilhem como ele do mesmo estigma e , entre eles, se sinta em casa.
A questão do preconceito e do estigma pode ser identificado no filme “Temple Grandin”, onde retrata a história de uma mulher que na sua infância foi diagnosticada com autismo, onde o médico fala que a causa desse problema foi devido a indiferença da mãe para com a filha, acusando-a de falta de carinho e amor e que a única solução seria internar a menina em uma instituição psiquiátrica. A mãe iniciou uma batalha com Grandin, pois ignorou o diagnóstico e utilizou-se vários métodos e estratégias para que sua menina tivesse uma vida normal como outras crianças. Na escola era motivo constante de chacota e vivia triste, pois Gandin é vista como um ser humano diferente e incapaz de aprender qualquer conteúdo. De acordo com a aula 9 a concepção tradicional acreditava que o aluno aprendia de acordo com o comportamento do professor e da metodologia de ensino adotada. Agora tem destaque a atividade construtiva do aluno a