top kek
ALEXANDRE O GRANDE
Rei da Macedônia, filho do Rei Felipe II (Philip II da Macedônia) e da Rainha
Olímpia (Olympias), nasce em Pela, antiga capital da Macedônia, região no norte da Grécia.
Sob a influência do filósofo Aristóteles, seu preceptor dos 13 aos 16 anos, passa a apreciar Filosofia, Medicina , Ciências e Eloqüência. Assume o trono aos 20 anos, após o assassinato do pai.
Nos seus 13 anos de reinado, Alexandre, também conhecido como Magno (do latim, grande), cria o maior império territorial conhecido até então.
Domina a Grécia, a Palestina e o Egito, avança através da Pérsia e da
Mesopotâmia e chega à Índia. Organiza o Império Macedônico em nove reinos. Funda mais de setenta cidades, várias delas com o nome de Alexandria.
Dessas, a mais famosa, seria localizada no delta do rio Nilo, no Egito, por volta de 332 antes de Cristo.
Alexandre Magno fundou Alexandria, no Egito – verdadeiro monumento ao seu imenso poder, a cidade ficou célebre pelo seu farol e pela importantíssima Biblioteca, famoso centro literário e artístico da
Antiguidade.
Essas cidades servem para o intercâmbio comercial com China, Arábia, Índia e interior da África. Suas conquistas e a criação dos reinos diádocos difundem a cultura grega no Oriente... Contrai uma febre e morre, aos 33 anos, na Babilônia.
ALEXANDRE
E SUAS CONQUISTAS
ARISTÓTELES DE ESTAGIRA
ARISTÓTELES
Filho do médico do rei da Macedônia, Amintas III,
Aristóteles foi para Atenas para prosseguir com seus estudos. Naquela cidade, que era o centro da produção do conhecimento na época, escolheu a escola de Platão para estudar, a Academia. Estudou ali cerca de vinte anos e deixou a cidade e a escola após a morte de Platão.
Poucos anos após deixar Atenas, Aristóteles recebeu um convite do então rei da Macedônia, Filipe II, filho de
Amintas III. O convite de Filipe II era para que Aristóteles fosse preceptor de