A trajetória do Serviço Social
PROFESSOR : CHARLES TONIOLO
ALUNA : ROSIMERE DOS SANTOS CONCEIÇÃO
TEMAS ABORDADOS: 1. GUERRA FRIA,
2. NEOPOSITIVISMO E ESTRUTURAL-FUNCIONALISMO
3. PANAMERICANISMO E ORGANISMOS INTERNACIONAIS
4. TEORIA DA MODERNIZAÇAO
5. DESENVOLVIMENTO ASSOCIADO E DEPENDENTE
6. IDEOLOGIA DESENVOLVIMENTISTA
7. INFLUENCIA NORTE AMERICANA NO SERVIÇO SOCIAL LATINO AMERICANO: ORGANIZAÇAO DE COMUNIDADE E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE
8. CONCEPÇAO DE PARTICIPAÇAO
9. EXPANSAO DO SERVIÇO SOCIAL
10. II CBAS E AUTOJUSTIFICAÇÃO
A GUERRA FRIA E A SOCIEDADE DE CONSUMO NORTE-AMERICANA
INTRODUÇAO
Logo após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945),os estados Unidos se converteu na maior potência do mundo capitalista, enquanto outros países saíram derrotados, os norte americanos sofreram poucas perdas, pois havia uma vantagem especial: tomaram parte de uma guerra sem que seu território estivesse na área de conflito. Com o fim da guerra, o presidente Harry S. Truman (1945-1952) e seus consultores tinham consciência do estrago que fez na economia de guerra e a desmobilização dos militares poderiam trazer uma nova crise econômica; seus principais mercados consumidores encontravam-se economicamente arrasados após o conflito.
Truman criou o Ato de Emprego de 1946, organizou um conselho de Consultores Econômicos e comprometeu o governo a promover o ‘máximo de empregos, de produção e de capacidade aquisitiva’, para não deixar cair a demanda econômica do mercado interno. Industriais e homens de negócios foram convocados a concentrar esforços para alcançar o pleno emprego e evitar a recessão. Teve então lugar, uma nova e intensa campanha de convencimento da opinião publica destinada a legitimar essa conduta interna, como também politica externa adotada pelos Estados Unidos, nascendo assim a chamada “Doutrina Truman” (1947).
A Doutrina Truman seguiu o principio de que era um direito dos norte-americanos,