Relatório desenvolvido
Laboratorial :
Síntese do Sulfato de tetraminocobre
(II) mono— hidratado : Grupo II
Introdução:
Nesta atividade laboratorial utilizámos materiais com os quais lidamos no nosso dia-a-dia, compostos por uma substância denominada de amoníaco, a principal fonte deste trabalho. Ocorre uma reação de
Síntese quando duas substâncias reagem entre si originando umas ou mais substâncias novas. As reações de síntese podem ser de síntese total quando os reagentes são substâncias elementares ou de síntese parcial, quando os reagentes são substâncias compostas.
Também existem produtos sintéticos, produzidos pelo homem, que se obtêm através de uma sequência de reações químicas e são considerados não puros.
Para aumentar a pureza há que proceder a diversas operações, quando é sólido, essas operações podem ser dissoluções, lavagens, secagens e cristalizações.
Diz-se que um sal é complexo quando na sua constituição possui iões complexos. Estes iões são formados por um catião metálico, que por sua vez se encontra ligado a outros iões.
Com base nas reacções de síntese realizam-se sínteses de compostos orgânicos, obtendo a formação de sais. Se estes ao longo da reacção
se combinarem com moléculas de água designam-se “ hidratados” .
Relativamente a um Sal complexo, nesta actividade temos que um ião complexo pode definir-se como sendo um ião que contem um catião metálico ligado a uma ou mais moléculas ou iões (ligandos) que dispõem de pelo menos, um par de electrões de valência não partilhados. Associado está também o número de pares electrónicos aceites pelo átomo. Um Sal Complexo é um composto constituído por um ou mais iões complexos e outros iões de carga eléctrica oposta.
Relativamente às propriedades dos sais destaca-se a libertação de moléculas de água por exposição ao ar e quando os sais absorvem a humidade do ar dissolvendo-se nela, ou seja, estes absorvem tanta humidade que ficam “molhados”.
Todas as cores são o resultado da