tomas de aquino
Tomas de Aquino foi um dos grandes pensadores do período medieval, era padre, filósofo e teólogo. Seu modelo ético é fundamentado em Aristóteles, onde também deu continuidade à sua filosofia, sempre colocando princípios éticos bíblico sobre a visão dele, então para se chegar a um consenso ético, poderia considerar tanto a razão ou a revelação.
A vida do homem na terra se caracteriza na busca do bem perfeito e usando da melhor maneira a racionalidade como o intelecto e a vontade para se ter uma vida perfeita. A razão é o que controla as virtudes humanas, essa virtude tem a possibilidade de ser compartilhada por todos, e são classificadas em quatro categorias: “Prudentia (a prática da sabedoria racional), Temperantia (moderação das emoções), Fortitudo (coragem ao encarar os problemas) e Justitia (desejar e fazer o bem a outras pessoas)”, Aquino também apresenta as virtudes teológicas que são a fé, esperança e caridade.
Ele desenvolveu quatro tipos de Lei, a principal é a Lei eterna, que é o conhecimento de Deus, seria todo o seu planejamento de como tudo deveria ser na terra. A segunda Lei é a Lei natural, que é o que existe no mundo natural que pode ser aproveitada pelo homem racional, como a bondade, respeito ao próximo e justiça. A terceira Lei é Lei humana, são as leis que criada pelo homem usada de forma racional em acordo com a Lei natural. A última Lei é a Lei da igreja, dividida em Velha Lei e Nova Lei, que seriam respectivamente o que é encontrado no Antigo e no Novo Testamento.
Aquino via as pessoas como seres sociais, então baseado na Lei natural cada um tem o seu lugar na sociedade que funciona em plena harmonia, e sendo a igreja a que possui o poder máximo no mundo junto com o poder divino, ele destaca que a vida intelectiva esta acima da vida sensitiva, Aquino então faz uma comparação entre o conhecimento intelectual pertencendo ao próprio homem e o sensível que está presente tanto no homem como no animal.
A inteligência