Tomada decisao gerencial
INTRODUÇÃO 04
1. SIGNIFICADO DA TOMADA DE DECISÃO 05
2. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS 05
3. DECORRÊNCIA DA TEORIA DAS DECISÕES 08
4. ELEMENTOS DA TOMADA DE DECISÃO 09
5. FASES DO PROCESSO DECISÓRIO 09
6. TIPOS DE DECISÕES 10
7. ESTILOS DE DECISÕES 11
8. CONDIÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÃO 11
9. O PAPEL DA INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO 12
10. O PAPEL DA CRIATIVIDADE NA TOMADA DE DECISÃO 12
11. FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DE GRUPOS NA TOMADA DE DECISÃO 13
12. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TOMADA DE DECISÃO KROENKE (1992) 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
A decisão é uma das atividades na qual todos nós estamos envolvidos diariamente e, muitas vezes, não nos damos conta de sua importância. O nosso mundo mudou bastante com o passar do tempo. Em consequência, o nosso processo de tomada de decisão tornou-se mais complexo. Hoje existem mais fatores que influenciam nesse processo de tomada de decisão do que na antiguidade.
Para as empresas, houve uma mudança mais radical ainda nos seus conceitos de administração, com o advento da globalização, da competitividade mais acirrada e das maiores exigências por parte dos clientes. Também o seu processo decisório se tornou muito mais complexo e tornou-se necessário o uso de ferramentas para dar suporte ao processo de tomada de decisão. Foi necessário desenvolver-se sistemas que proporcionassem o auxilio necessário aos gerentes para que pudessem enfrentar os desafios do nosso tempo. 1. SIGNIFICADO DA TOMADA DE DECISÃO
Tomada de decisões é o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas.
Tomada de decisão, nada mais é do que a conversão das informações em ação, assim sendo, decisão é a ação tomada com base na apreciação de informações. Decidir é recomendar entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado.
As decisões são escolhas tomadas com base em