Tomada de decisão
Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra, não temos como escapar, podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão, porque um processo decisório pressupõe opções, escolhas nem sempre muito fáceis de fazer. Existem perdas e ganhos, conflitos de valores, e isso tudo é difícil, porém extremamente necessário.
A habilidade de tomar decisões é uma das habilidades mais competentes para um bom profissional desenvolver, afinal é a principal função do administrador da empresa, sempre tendo como principal responsabilidade pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor, visando sempre os lucros, desempenhos e melhorias da empresa e seus colaboradores.
No ambiente empresarial, a responsabilidade ainda é maior, pois pode-se perder uma grande negociação apenas pelo titubear de decisão numa reunião, a indecisão tem levado muitas pessoas a erros difíceis de reparação. E com a grande competitividade do mercado, um erro, deslize ou insegurança pode trazer problemas e até prejuízos. E atualmente o mercado não perdoa quem não toma as decisões nas horas certas. A tomada de decisão não é simplesmente uma questão de definição de regras, mas sim a conscientização de que inúmeros fatores são analisados, mas que pra isso é necessário planejamento, responsabilidade, intuição, foco e inteligência emocional, para tomar decisões de forma consciente, de modo que as vantagens sejam mais benéficas do que as desvantagens.
2.Tomada de decisão - Conceito
O processo decisão é uma resolução ou determinação que se toma relativamente a algo, é o processo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros, baseado no cenário, ambientes, análises e fatores empresariais, realizando uma escolha entre diversas alternativas.
Muitas vezes não tomamos decisões, não pelo fato de não sabermos o que queremos, mas sim porque na maioria das vezes não desenvolvemos nosso processo