Tomada de decisão
1. Tomada de Decisão
É uma escolha entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado e que é uma parte do processo decisório, conforme Rebouças de Oliveira.
1.1 A tomada de decisão nos negócios
A decisão é realmente um processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas a serem realizada. No qual esse processo segue algumas etapas:
1. Apresentação da situação problema
2. Levantamento de seu impacto na empresa
3. Analises e alternativas para a resolução do problema
4. Tomada de decisão com base na melhor alternativa
5. Implementação da decisão
6. Resultado da tomada de decisão
O gestor não deve se preocupar em apenas identificar o causador do problema , ele deverá estudar os junto com todos os setores: financeiro, compras, contabilidade e informática.
A comunicação deve ser clara e aberta, a alternativas não devem surgir apenas da área problemática.
1.2 A natureza da resolução de problemas e tomada de decisões
O processo de decisão não termina quando o propósito geral da empresa tenha sido determinado, ao contrario ela permeia a organização como um todo com a mesma intensidade da tarefa de fazer.
Decisões tomadas por equipes heterogêneas, compostas por mulheres, homens, jovens, idosos, tendem a resultados de maior qualidade. Pessoas com pontos de vistas e experiências diferentes decodificam a situação de decisão também de maneira diferente. Ouvir e tentar compreender essas visões leva ao aprimoramento das decisões. As decisões tomadas em equipes tendem a ser mais sólidas que as tomadas individualmente, apesar de, normalmente, demandarem mais tempo.
A troca de informações e de conhecimentos e sua qualidade e rapidez estão no coração do sucesso das organizações.
Quanto maior a capacidade das tecnologias da informação e da comunicação, maior a capacidade de inter-relacionamentos e a capacidade de aprender e lucrar com o compartilhamento da informação e do