Toltecas, México e astecas
*As cidades de Teotihuacán Teotihuacán, no planalto central do México, foi a primeira grande cidade mesoamerica. Ela se formou entre 100 a.C e 150 d.C, tornou-se cidade sagrada e chegou a reunir quase 100 mil habitantes no seu auge, por volta do século V. comportava-se duas impressionantes pirâmides, dedicava ao sol e a lua. A chegada dos toltecas á região, por volta do século IX, abalou o domínio de Teotihuacán. Os toltecas fundaram a cidade de tuba, que cresceu com novas levas de emigrantes, e expandiu sua influencia.
*Os mexicas Os mexicas chegaram á região onde hoje é o México por volta do século XII. Estátuas e pinturas encontradas na Califórnia. Sugerem que os mexicas podem ter partido da região ou atravessaram para o sul.
*O império Asteca É possível que os mexicas tenham tido contato com outros povos e tenha adotado um caráter guerreiro e expansionista, que os preparou para a conquista de terras do planalto mexicano, até então dominadas pelos toltecas.
*Como os astecas garantiam sua subsistência
A agricultura A agricultura asteca produzia tomate, algodão, batata-doce, cenoura, abóbora morangos, girassol e vários tipos de pimenta e pimentões.
Calendário e artefatos Os astecas criaram um calendário solar que lhes permitia medir a passagem do tempo e definir as épocas de cultivo e colheita.
Tenochtitlán: expressão da riqueza asteca No inicio do século XVI, estima-se que a população da cidade era de aproximadamente 1 milhão de habitantes, total que superava importantes centros europeus, como Servilha e Veneza, no mesmo período. Agricultura emersa A utilização das chinampas ou “jardins flutuantes” permitiu o aumento da produção agrícola.
Montezuma, o tlatoani O tlatoani era governador, chefe religioso e comandante militar.
Fé e sacrifícios Localizados no centro de Tenochtitlán, o templo