Tolerancia de calor em ambiente de trabalho
A exposição ao calor deve ser avaliada através do "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo" - IBUTG definido pelas equações que se seguem: (115.006.5/ I4)
Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg
Ambientes externos com carga solar:IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg onde: tbn = temperatura de bulbo úmido natural tg = temperatura de globo tbs = temperatura de bulbo seco.
Os aparelhos que devem ser usados nesta avaliação são:
1- termômetro de bulbo úmido natural: composto de termômetro de mercúrio com escala mínima de + 10 ºC a + 50 ºC e precisão mínima de leitura de + 0,1 ºC, erlenmeyer de 125 ml, pavio de tecido branco de algodão, de alto poder de absorção de água com comprimento mínimo de 100 mm, e água destilada. É usado para medir o calor influenciado pela umidade do ar.
2- Termômetro de globo: Composto de esfera oca de cobre de 1 mm de espessura, com 152,4 mm de diâmetro, pintada exatamente de preto fosco, e termômetro de mercúrio com escala mínima de +10 ºC a + 150 ºC, com precisão mínima de leitura de + 0,1 ºC. Existem no mercado alguns equipamentos digitais que possuem o globo menor de 152,4 mm de diâmetro, para estes casos deverão ser juntamente com a avaliação de calor, deve ser avaliado a velocidade do ar (m/s) existente no ambiente de trabalho, para fins de aplicação de fator de correção.A finalidade do termômetro de globo é de medir o calor radiante existente no ambiente de trabalho.
3- Termômetr de Bulbo Seco : Termômetro de mercúrio, com escala mínima de + 10 ºC a + 100 ºC e precisão mínima de leitura de + 0,1 ºC. É usado para medir a temperatura do ar.
As medições devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, à altura da região do corpo mais