Todos
Floresta amazônica, mata atlântica, ecossistemas costeiros (mangue, restinga, costões rochos, praias de areia, dunas) floresta de araucária, cerrado, campos, cocais, caatinga e pantanal.
Como identificá-los? (DESCRIÇÃO SUCINTA)
A FLORESTA AMAZÔNICA
(AM, PA, AC, AP, RR, RO)
A Amazônia, com seus 6,5 milhões de km2, é a maior floresta tropical do mundo.
Na região é possível encontrar algumas formações não florestais, como campos e cerrados, mas o componente dominante na Amazônia é a floresta.
As florestas da hiléia amazônica dividem-se em três tipos essenciais: as matas de terra firme, as matas de igapó (permanentemente inundadas) e as matas de várzea (temporariamente inundadas).
As matas de terra firme situam-se em locais mais distantes dos rios, onde não ocorrem inundações.
Ocorrem árvores de grandes dimensões (60-65 m de altura), e muitas espécies de palmeiras. O interior da
1
mata é “escuro e mal ventilado”, o dossel da floresta chega a reter às vezes até 90% da luz. Espécies vegetais conhecidas: Castanha do Pará, Mogno, Guaraná (cipó).
As matas de igapó ficam em terrenos mais baixos, próximos aos rios e permanentemente inundados.
Apresentam árvores mais baixas (até 20m), com ramificação relativamente baixa e densa, inúmeros arbustos e cipós. São comuns árvores com sapopemas de até 3,0 m de altura.
As matas de várzea são muito semelhantes à de terra firme, e tem composição variável de acordo com a maior ou menor proximidade dos rios. Em alguns locais a inundação chega a invadir até 100 km de área de mata; nessas regiões as matas de várzea são semelhantes às matas de igapó. Espécie vegetal conhecida: seringueira. As temperaturas médias ficam em torno dos 25o, pouco flutuante durante as estações. A precipitação fica em torno dos 2.000 mm por ano. As chuvas ocorrem no “inverno”, que dura aproximadamente 150 dias.
Das chuvas caídas na Bacia Amazônica, 50% provêm da água evaporada na própria bacia.