Toc - transtorno obsessivo-compulsivo
[pic]
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Somos ou não somos?
INTRODUÇÃO
1-O que é o TOC e quais são os seus sintomas.
2-O que são obsessões.
3-O que são compulsões ou rituais: 3.1- Compulsões Mentais; 3.2- Compulsões por armazenamento ou coleccionismo; 3.3- Compulsões por poupar;
4-Um pouco de História.
5-A importância do TOC.
6-Quais são as causas do TOC.
7-Como é que aparecem os sintomas do TOC: 7.1- Genética. 7.2- Influencias Ambientais. 7.3- Estruturas Cerebrais.
8-O portador do TOC e a Família. 8.1-TOC é uma doença familiar. 8.2-Interferências dos sintomas no funcionamento familiar. 8.3-Formas de a família ajudar nos sintomas obsessivos. 8.4-Influência da família no tratamento.
9-Que tratamentos existem para o TOC.
10-O tratamento farmacológico no TOC.
11-A Psicoterapia no TOC.
Miguel Cunha Ferreira
1º B Comunicação Empresarial
19 Outubro 2008
Sou ou não sou um portador do TOC?
Eis uma pergunta que eventualmente já nos fizemos. Provavelmente já ouviram na rádio ou na Televisão ou então leram num jornal ou numa revista que lavar as mãos seguidamente, abrir e fechar várias vezes as portas, janelas ou o gás antes de se deitar, de não gostar de se agarrar aos postes dos autocarros, evitar usar as toalhas de mão utilizadas pelos da sua família ou amigos, de não conseguir tocar com a mão no trinco da porta de sua casa ou de uma casa-de-banho pública, de ter medo de passar perto de cemitérios ou entrar numa funerária, de deixar um chinelo virado ao contrário, de que tudo tem de ser simétrico, assim como outros comportamentos semelhantes, podem, na verdade, constituir sintomas do chamado Transtorno Obsessivo Compulsivo ou TOC. E já devem ter ficado com dúvidas quanto a serem ou não portadores. Medos e preocupações fazem parte do nosso dia-a-dia.