TMS - Sistema de Gerenciamento de Transporte
Dandara Cruz Ennes, Fernanda Prestes, Rafaela Martins Mira e Talita Turcati Reis
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos
{dandacruz999@hotmail.com, nandap16@yahoo.com, rafaelamartinsmira@gmail.com, tturcati@gmail.com}
Resumo. Este artigo explica o TMS – Sistema de Gerenciamento de Transportes, destacando alguns dos benefícios por ele proporcionado às empresas deste ramo, ressaltando ainda a necessidade de utilizá-lo para que a instituição possa aferir seus custos com maior precisão.
1. Conceito
O Sistema de Gerenciamento de Transportes é um sistema voltado à administração do ramo de transportes, oferecendo controle de roteiros de entrega, controle de desempenho de veículos e motoristas, rastreamento de mercadorias e veículos, otimizando os recursos de transportes de forma a beneficiar as organizações com informações em tempo real e utilizando-as para o melhoramento do processo de distribuição.
2. Importância do Sistema de Gerenciamento de Transportes
O Sistema de Gerenciamento de Transportes controla os processos de um transportador, podendo abranger as diversas áreas organizacionais, de acordo com o software contratado, seguindo as necessidades de cada instituição. O TMS pode ainda ser integrado com um sistema de ERP, desta forma ao emitir um CT-e ou NFS-e, por exemplo, a integração financeira, fiscal e contábil ocorrerá automaticamente.
O transporte é uma atividade de grande importância para o gerenciamento logístico, pois é responsável por quase 70% do custo logístico e o TMS tem a finalidade de identificar e controlar os custos ligados a cada operação. Além disso, utiliza grande número de ativos, que geralmente encontram-se dispersos geograficamente, tornando a gestão mais complexa. Através destas informações, as empresas têm conseguido se tornar eficientes, aprimorando a comunicação entre o motorista e o controlador do sistema, e ainda agilizando