sistema de gerenciamento de transporte
Introdução
Para um melhor julgamento acerca do processo de transporte, é necessário que compreendamos, primeiramente, o conceito de logística.
Segundo o Council of Logistics Management (1986), a atividade logística compreende o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, produtos acabados, bem como as informações a eles relativos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes.
Conforme Ballou (2001), o sistema logístico é, portanto, composto por três decisões maiores, que abrangem: estocagem, localização das instalações e transporte.
Apesar da importância dos demais componentes, é o transporte o fator primordial do sistema logístico merecendo, portanto, um estudo diferenciado.
Fleury (2002) comenta que o transporte é vital em qualquer sistema econômico já que é o encarregado de movimentar materiais entre os elos das cadeias produtivas e distribuir os produtos acabados para os consumidores.
Segundo Ballou (2001), o transporte consiste em um conjunto de características de desempenho adquiridas a um determinado preço.
TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte)
TMS é um software que pode funcionar incorporado ao ERP para a administração dos transportes, que permite ao usuário visualizar e controlar toda sua operação logística. A gestão integrada nas organizações chegou também aos sistemas de gestão de transportes, onde soluções específicas para coletar, processar e fornecer informações gerenciais foram desenvolvidas e hoje já são integradas aos ERP (sistemas corporativos). Denominados TMS, sigla que significa Transportation Management Systems, os Sistemas de
Gerenciamento de Transporte são uma categoria de produto que vem incrementando a qualidade e produtividade de todo o