TMS - Resumo basico
O TMS é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição e Transporte, onde o mesmo complementa o WMS.
Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada.
O sistema tem como finalidade identificar e controlar os custos inerentes a cada operação, sendo importante identificar e medir os custos de cada elemento existente na cadeia de transporte, a qual envolve não só o veículo em si, mas também a gestão dos recursos humanos e materiais, o controle das cargas, os custos de manutenção da frota e o índices de entregas, bem como as diversas tabelas de fretes existentes (peso, valor, volume) apresentando o modelo que melhor se ajusta.
Funcionalidades Basicas do TMS:
As funcionalidades das soluções TMS são muitas e desenvolvidas em função das necessidades específicas de cada negócio, porém é claro que podemos fazer uma descrição de algumas funções que integram uma solução voltada à distribuição. São exemplos:
Manutenção
É possível acompanhar e analisar um processo a partir de um histórico e atuar de maneira preventiva.
Controle de fretes de terceiros
Utiliza-se o TMS como a principal sistema para controle de custos de transporte, onde a analise e efetivação de fretes é uma das ferramentas deste software.
Operação
A partir do TMS é possível fazer a gestão de pedidos a partir da emissão de Conhecimentos de Transporte e emissão de romaneios de separação de expedição. Que são utilizados dentro da operação como principal documento para conferencia final.
Trafego
O TMS é fundamental para o trabalho do trafego dentro da operação. Onde pelo sistema se emite Conhecimentos, Manifestos, faz-se controle e efetua-se a expedição, Gestão de pedidos e acompanhamento de entregas.
Faturamento do transporte
Pela emissão de Conhecimentos de Transporte, tem-se a base para o faturamento de transporte, ou seja, a