Tmi ii
JATOS D’ÁGUA E DE ESPUMA
Introdução
Jato é o formato dado à água ou outro agente extintor, do esguicho ao ponto desejado. Através da pressão de operação do esguicho e da sua regulagem, o agente extintor adquire a forma desejada, que é ainda influenciada pela sua velocidade e pelo seu volume, pela gravidade e pelo atrito com o ar.
Através da correta aplicação dos jatos, obtêm-se os seguintes resultados:
resfriamento, pela aplicação de água sobre o material e m combustão;
redução da temperatura atmosférica no ambiente, pela absorção e/ou dispersão da fumaça e gases aquecidos;
abafamento, quando se impede o fornecimento de oxigênio ao fogo;
proteção aos bombeiros ou materiais contra o calor, através do jato em f orma de cortina de água;
ventilação, através do arrastamento da fumaça.
2.
Propriedades Extint oras da Água
A água é capaz de absorver grandes quantidades de calor e quanto maior a sua fragmentação mais rápida a absorção de calor.
A transformação da água em vapor é outro fator que influencia na extinção de incêndios.
Seu volume aumenta 1.700 vezes, na passagem do estado líquido para o gasoso. Este grande volume de vapor d’água desloca um volume igual de ar ao redor do fogo, reduzindo, deste modo, a quanti dade de oxigênio disponível para sustentar a combustão.
Para um melhor entendimento, imaginar um esguicho descarregando 300 lpm (litros por minuto) de água, em um local com temperatura maior que 100ºC. A essa temperatura, a água transformar-se á em vapor. Durante um minuto de operação, 300 litros de água serão vaporizados, expandindo-se para cerca de 510.000 l (300 x 1.700) de vapor. Esse vapor é suficiente para ocupar um compartimento medindo 17m de comprimento por 10m de largura e 3m de altura. Em atmos feras extremamente aquecidas, o vapor se expande em volumes ainda maiores. Essa expansão é rápida, e se o local estiver tomado por fumaça e gases, o vapor, ali