Economia micro e macro
2012
A Grande Depressão de 1929
A Crise, o Fim do Liberalismo Econômico e a Reorganização Econômica Mundial.
História Econômica Geral I
2012
A Grande Depressão de 1929
A Crise, o Fim do Liberalismo Econômico e a Reorganização Econômica Mundial.
INTRODUÇÃO
“Por serem os que movimentam os bilhões e bilhões de dólares de capitais que transitam, a cada dia, de um país para outro, os mercados financeiros tornam-se, ao mesmo tempo, polícia, juiz e júri da economia mundial, o que não deixa de ser preocupante, dada sua propensão a enxergar os acontecimentos e políticas através das lentes deformantes do medo e da cobiça.”
(Financial Times, 30 set. 1994. In: CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo, Xamã, 1996)
De acordo com os especialistas, os mercados estão se tronando globais. Tente imaginar que todas as bolsas de valores do mundo são uma só e que os investimentos são feitos simultaneamente em cinco continentes, on-line, sem que os investidores tenham uma ideia precisa do dinheiro envolvido – nada menos que alguns trilhões de dólares! Pois bem: ligado aos computadores, um operador pode ver na hora os resultados de decisões tomadas segundas antes por outros investidores em qualquer parte do mundo.
Foi num jogo como esse que Nicholas Leeson, um jovem de 28 anos, quebrou em 1995 o banco inglês Barings, uma instituição que na época tinha 233 anos de existência! Assustador, não? Para muitos economistas, a globalização dos mercados pode provocar uma pane financeira em escala mundial, um crash semelhante ao que ocorreu em 1929, quando a Bolsa de Nova York quebrou e arrastou para o fundo do poço a economia internacional.
THE AMERICAN WAY OF LIFE
A Primeira Guerra Mundial trouxe consequências bastante diversificadas para a sociedade internacional. O conflito submeteu alguns países a um castigo severo, outros escaparam quase ilesos e vários melhoraram sua posição. As perdas populacionais e as