Fitopatologia aplicada
PRINCIPAIS DOENÇAS DE
GRANDES CULTURAS
Prof.ª D.Sc. Lilian Roberta Batista Correa
UNEMAT – Campus de Tangará da Serra
DOENÇAS DO ALGODOEIRO (Gossypium spp.)
O algodoeiro é uma das culturas anuais mais
importantes do Brasil (valor econômico).
Safra 2009/2010 mundial: 23,6 milhões de toneladas
de fibra.
Região Centro-Oeste: 84% da produção brasileira de algodão, tendo o estado de Mato Grosso como maior produtor brasileiro.
MOSAICO COMUM
Em 1954, verificou-se que o vírus do mosaico comum era o mesmo que infectava malvácea nativa Causa mosaico de coloração amarelada e redução de até 50% na produção da planta.
1. Sintomas
Plantas afetadas apresentam redução no tamanho e podem tornar-se parcial ou totalmente estéreis. As folhas apresentam mosaico característico de coloração amarelada ou avermelhada.
2. Etiologia O mosaico comum do algodoeiro é causado por vírus (“Abutilon mosaic vírus” - AbMV) Transmitido pela mosca branca (Bemisia tabaci) Não é transmitido pela semente
Hospedeiros do mosaico comum: além do algodoeiro, temos feijoeiro, soja, quiabeiro, tomateiro e malváceas nativas (Sida spp. - guanxuma).
3. Controle
Controle: inseto vetor Como medida profilática, recomenda-se eliminar plantas hospedeiras, principalmente malváceas nativas.
Uso de variedades resistentes
IAC 20, IAC 21, IAPAR 71-PR3
MOSAICO DAS NERVURAS
O mosaico das nervuras foi constatado pela primeira vez em 1937. Com o plantio de variedades mais suscetíveis, o mosaico das nervuras tem sido detectado com maior freqüência causando sérios prejuízos em algumas regiões de Mato Grosso.
1. Sintomas
O porte das plantas é reduzido devido ao encurtamento dos entrenós. As folhas das plantas afetadas apresentam mosaico das
nervuras, rugosidade e curvatura dos bordos.
Caracterizado por leve amarelecimento ou palidez das nervuras. Conhecida como mosaico azul (doença azul)