TLV TOM TCC 2012
2862 palavras
12 páginas
1. A ligação covalenteA ligação covalente consiste no compartilhamento de um mais ou elétrons entre átomos. Isso ocorre, por exemplo, no gás oxigênio, ele se forma através do compartilhamento de dois dos seus elétrons. E é através desse compartilhamento, que ambos se mantém estáveis e unidos. A ligação covalente ocorre geralmente entre átomos de eletronegatividade similares e altas, esse é o fato que explica a ligação covalente ocorrer entre os ametais, ou ainda, um ametal e um hidrogênio. A ligação covalente pode ser demonstrada através da representação eletrônica de Lewis ou pela representação estrutural (observe Figuras 1 e 2).
Figura 1 – Representação eletrônica de Lewis
Fonte: http://www.qieducacao.com/2011/04/ligacao-covalente-ligacao-covalente.html
Figura 2 – Representação estrutural
Fonte: http://www.qieducacao.com/2011/04/ligacao-covalente-ligacao-covalente.html
Várias teorias podem explicar as estruturas eletrônicas e as formas das moléculas, assim como as tentativas de prever a forma de moléculas cujas estruturas ainda não são conhecidas. Todas as teorias têm suas vantagens e seus defeitos. Por esse fato, elas mudam à medida que novos conhecimentos vão sendo aprimorados. O valor de uma teoria reside mais na sua utilidade que na sua veracidade.
Os odores, sabores, a ação como fármacos das moléculas, tudo isso é determinado pela sua forma. As reações que ocorrem em nosso organismo, as propriedades dos materiais que nos rodeiam, a percepção, pensamento, aprendizado, tudo isso depende das formas das moléculas e como elas se alteram. As teorias descrevem a distribuição de elétrons e a participação de cada um na determinação da forma de uma molécula.
As cores brilhantes das flores e a variedade de tonalidades das folhas no outono sempre foram uma fonte de prazer, mas somente no século XX os químicos descobriram que as cores se devem à presença de compostos orgânicos com características estruturais comuns. Eles descobriram que pequenas diferenças na