TL I
Relatório científico para a disciplina de Física
Atividade laboratorial realizada por:
Data: 20/01/2015
Local: Sala 12C
Autores:
Data do relatório: /02/2015
Resumo: O objetivo desta atividade e deste relatório é compreender o funcionamento das colisões e o efeito das forças envolvidas, aplicando a lei da conservação do momento linear. Deste modo pretende-se observar e analisar os dois tipos de colisões, elásticas e inelásticas, e de que forma influencia a diferença de massas dos corpos envolvidos, e desta forma tirar conclusões.
Índice:
Introdução teórica............................................................................................................3
Materiais: 6
Procedimento experimental: 6
Esquema de Montagem: 8
Registo de Medições: 10
Observações: 11
Tratamento de Dados: 12
Conclusão: 18
Análise Crítica: 20
Bibliografia: 22
Introdução teórica:
A velocidade num determinado instante (), quando o intervalo de tempo é muito pequeno, pode-se obter pela velocidade média (), pois são praticamente iguais. Sendo assim, a velocidade instantânea é calculada pelo quociente entre o espaço percorrido (), ou largura de objeto, e o intervalo de tempo que demora a percorrer o trajeto ().
A energia cinética de um corpo () é a energia associada à sua deslocação, ao seu movimento, calculando-se através da sua massa () e do módulo da sua velocidade (), sendo quantificada em Joules, unidade SI.
A energia cinética de um sistema () corresponde à soma das energias cinéticas de todos os constituintes do sistema.
O centro de massa de um sistema é o ponto onde será mais provável que atuem o todas as forças, considerando por sistema um ou vários corpos. Num sistema calcula-se a posição do centro de massa () considerando a posição de todos os centros de massa do sistema e as suas respetivas massas. Posto isto, o centro de massa de sistema, que vamos tomar como sistema de referência, de dois corpos ( de massas,