Exames Sania RUI
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
SECÇÃO DE HIDRÁULICA E DOS RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS
LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL
SANEAMENTO AMBIENTAL I
EXAME DE 1ª ÉPOCA DO ANO LECTIVO 2000/2001
25/1/99 - 13h
DURAÇÃO: 2h 00m
1) Diga como varia qualitativamente, ao longo do tempo, desde o início de exploração até ao horizonte de projecto, numa conduta adutora por bombagem, as seguintes grandezas:
(1,5 val.)
caudal de funcionamento;
altura de elevação do sistema elevatório;
tempo de funcionamento da adutora.
2) Qual a razão que obriga a que, num terreno horizontal, a colocação de uma conduta adutora não seja feita paralela ao terreno? (1,0 val.)
3) Se uma rede de distribuição for constituída por 20 troços, 5 malhas naturais e alimentada por 2 reservatórios, quantas equações são necessárias para formular as condições de equilíbrio hidráulico através das equações das malhas? (1,5 val.)
4) Em sistemas de distribuição de água, indique as principais vantagens de uma rede malhada em relação a uma ramificada. (1,0 val.)
5) Para um sistema de adução discuta a influência que a selecção do factor de ponta tem no dimensionamento dos órgãos de reserva do mesmo. (1,0 val.)
6) Indique o diâmetro mínimo regulamentar para uma rede separativa de drenagem de águas residuais domésticas. (1,0 val.)
7) Que razões justificam a necessidade de verificação das condições de auto-limpeza de um colector de águas residuais domésticas? Indique o critério regulamentar utilizado para essa verificação. (1,5 val.)
8) Indique os critérios de colocação de caixas de visita num sistema de drenagem de águas residuais domésticas. (1,5 val.)
9) Explique como varia o factor de ponta ao longo de uma rede de drenagem de águas residuais domésticas, de montante para jusante. Justifique. (1,0 val.)
10) Enuncie as duas principais razões que justificam que o escoamento numa rede de águas residuais domésticas deva ser com superfície livre. (1,0 val.)
Problema 1
Na Figura,