Titulo
O vulcão é um importante agente modificador da paisagem e pode gerar efeitos devastadores para a espécie humana. No entanto o Homem, devido ao avanço científico e tecnológico, pode prevenir alguns destes efeitos negativos e até tirar da atividade vulcânica alguns benefícios.
Vulcão Estrutura geológica constituída por condutas que permitem a ascensão do magma até á superfície terrestre e pela acumulação dos produtos magmáticos que são libertados e depositados em torno dessas condutas.
No entanto, os vulcões não são necessariamente montanhas de forma cónica bem definida.
Traps zonas planas formadas por grandes acumulações de lavas, no interior dos continentes ou então constituindo os fundos oceânicos.
As erupções vulcânicas são um conflito entre o fogo das profundezas, as rochas, o ar e a água. Esta reação ocorre entre o “mundo” interior e o da superfície da Terra.
Tudo isto deve-se á grande quantidade de calor armazenada no seu interior.
Origem do magma a maioria tem origem na fusão parcial de rochas do manto terrestre.
(Quando a pressão o permite, o magma aproxima-se da superfície, solidificando, na maior parte das vezes no interior da crosta terrestre, onde originam, por arrefecimento, rochas plutónicas).
Vulcanismo Primário: em que são produzidos e libertados diferentes tipos de materiais através de uma estrutura geológica que permite o contacto entre a superfície terrestre e as zonas mais profundas da crusta – o aparelho vulcânico.
Como ocorre a erupção:
Por um lado, quando as condições são favoráveis, um magma a poucos quilómetros de profundidade, num reservatório chamado camara magmática, pode subir “aos soluços”, sob a forma de bolsadas magmáticas, ao longo duma conduta chamada chaminé vulcânica, o que origina uma erupção.
A saída do magma:
Devido às altas temperaturas a que se encontra o magma (a quando na sua origem no manto) ,ele é menos denso pelo que ascende e acumula-se em zonas onde fica