titulo
Planta fictícia da Empresa MRSistemas
1 - Entrada do Edifício As instalações de entrada no edifício fornecem o ponto no qual é feita a interface entre a cabeação externa e a cabeação intra-edifício e consistem de cabos, equipamentos de conexão, dispositivos de proteção, equipamentos de transição e outros equipamentos necessários para conectar as instalações externas ao sistema de cabos local.
A norma associada EIA/TIA 569 define a interface entre a cabeação externa e a cabeação interna do prédio.
2 - Sala de Equipamentos
A Sala de Equipamentos é o local propício para abrigar equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações de aterramento e de proteção. Ela também contém a conexão cruzada principal ou a conexão secundária, usada conforme a hierarquia do sistema de Cabeação Backbone.
3 - Cabeação Backbone
O subsistema de Cabeação Backbone ou Cabeação Vertical, consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), conectores de cruzamento (cross-connects) principal e intermediários, terminadores mecânicos, utilizados para interligar os Armários de Telecomunicações, Sala de Equipamentos e instalações de entrada.
Os cabos homologados na norma EIA/TIA 568A para utilização como Backbone são:
1. Cabo UTP de 100 Ohms (22 ou 24 AWG):
· 800 metros para voz (20 a 300 MHz);
· 90 metros para dados (Cat. 3,4 e 5).
2. Cabo STP (par trançado blindado) de 150 Ohms:
· 90 metros para dados.
3. Fibra óptica multimodo de 62,5/125 m:
· 2.000 metros para dados.
4. Fibra óptica monomodo de 8,5/125 m:
· 3.000 metros para dados.
4 - Armário de Telecomunicações
O Armário de Telecomunicações é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os elementos de cabeação. Dentro do Armário de Telecomunicações são encontrados terminadores mecânicos, conectores de cruzamento (cross-connects), terminadores para os sistemas de Cabeação