Titulo
Trabalho realizado para a disciplina de Língua Portuguesa, sob orientação do professor Ricardo Clemente.
Nomes: Gabriel Abes, Eloi Lazarin, João Vitor Furquim
Nº: 07, 06, 12
Introdução
Neste projeto irá conter a explicação detalhada de nosso trabalho sobre o livro Dom Casmurro, com também questões de vestibulares sobre o mencionado e sobre a contribuição do autor Machado de Assis na literatura brasileira, mais precisamente no realismo.
Desenvolvimento
Este trabalho será feito com um cartaz, com uma explicação mais detalhado sobre o livro (espaço, tempo, personagens, foco narrativo) e mais seria sobre o autor que foi um grande expoente na literatura brasileira.
Também iremos fazer um poema sobre todo o livro, de forma mais irônica e seguindo regras de um poema a narrativa.
Uso deste livro em vestibulares:
Universidade de São Carlos – UFSCAR (2005)
Unicamp (2011)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2005)
Conclusão
Qual foi a importância de Machado de Assis no realismo brasileiro?
“Nas duas últimas décadas do século XIX, Machado promoveu uma revolução em sua obra que, embora tenha recebido o rótulo de realista, eu considero uma revolução moderna. A novidade é que Machado inaugurou o realismo entre nós colocando aspas nessa expressão, uma vez que o seu primeiro narrador é um defunto-autor, o Brás Cubas. Daí até sua morte, em 1908, ele faz uma pesquisa que liga a literatura à filosofia e à psicanálise. No período que vai das Memórias póstumas até as memórias do conselheiro Aires – que, muitos dizem, é o próprio Machado –, não há mais altos e baixos, portanto é um período muito coerente. Na poesia, ele ainda tinha recaídas, porque essa não era a “praia” dele. Se considerarmos [os capítulos de Memórias póstumas] "De como não fui ministro", que apresenta uma página em branco, e "O velho diálogo de Adão e Eva", feito apenas com reticências e sinais ortográficos,