FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
INTRODUÇÃO
As reações observadas em laboratórios, de modo geral se diferem. Mesmo quando um procedimento é feito nas mesmas condições de temperatura, agitação e pressão, o tempo que uma reação leva para ocorrer é sempre diferente.
Nos estudos de Cinética Química, sabe-se que através do controle da velocidade das reações é possível medir o quão rapidamente um reagente é consumido ou um produto é formado, permitindo avaliar se determinada reação é viável, ou não, por exemplo, quando utilizada na produção em larga escala numa indústria.
No entanto, medir essas velocidades de reação é frequentemente difícil, pois depende de medidas de uma grandeza variável, a concentração.
A velocidade da reação está ligada a teoria das colisões, onde é necessário um choque efetivo entre as moléculas para que assim os produtos, ao final da reação, se formem. Esse choque efetivo depende da energia de ativação, que é a menor energia que as moléculas reagentes, ao colidirem, precisam ter para formar os produtos, e de uma orientação geométrica favorável, para que ele de fato ocorra.
No entanto, há fatores que influenciam a velocidade de reação, sendo eles:
CONCENTRAÇÃO:
Numa reação aonde a concentração dos reagentes é maior, há um aumento do número de moléculas por unidade de volume, possibilitando um maior número de colisões entre essas moléculas e, deste modo, haverá um aumento na velocidade de reação.
A concentração é a principal forma para alterar o valor da velocidade, pois é uma característica sempre presente, até mesmo na equação de velocidade média da reação:
VREAÇÃO = k . [X] . [Y]
Sendo a concentração dos reagentes ‘X’ e ‘Y’, e o valor da constante k, denominada constante de velocidade ou constante cinética, o que define de não forma experimental, o valor velocidade.
(CARVALHO, 1995)
(RUSSEL, 1994)
CATALISADOR:
É uma substância que, sem ser consumida durante a reação, abaixa a energia de