Titulação
Introdução ---------------------------------------------------------------------------> Página 02
Objetivos-----------------------------------------------------------------------------> Página 03
Parte experimental ----------------------------------------------------------------> Página 04
Resultados e Discussões-----------------------------------------------------------> Página 05
Conclusão ---------------------------------------------------------------------------> Página 06
Referências Bibliográficas ---------------------------------------------------------> Página 07
Anexo --------------------------------------------------------------------------------> Página 08
1. Introdução
Titulação é um processo no qual se mede quantitativamente a capacidade de uma substancia em combinar-se com um reagente. Isto é feito através da adição de um reagente de concentração conhecida, à uma solução de concentração desconhecida. O reagente de composição exatamente conhecida, utilizada em uma titulação é chamado de solução padrão. A finalidade de cada titulação é a adição da solução padrão em quantidade tal que seja quimicamente equivalente à substancia com a qual reage. Nesta condição alcança-se o Ponto de Equivalência.
O Ponto de Equivalência de uma titulação é um conceito teórico. Pode-se estimar sua posição na solução, observando mudanças físicas associadas a ele. O ponto de uma titulação em que tais mudanças se manifestam é chamado Ponto Final. Um dos métodos comuns utilizados na analise volumétrica para a detecção de Ponto Final consiste na adição de indicadores, que são compostos químicos suplementares que exibem mudanças de cor como resultado das variações de concentrações que acontecem próximo ao Ponto de Equivalência.
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra que se encontra no erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação acido-base.