Titulação
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Química
Volumes em diferentes recipientes e titulação
Campo Grande MS
2011
Resultados e discussões
Experimento 1
Com uma pisseta com água destilada, mediu-se 50ml de água em um balão volumétrico até atingir a marca do gargalo com o menisco. Transferiu-se a água para uma proveta de 50ml, obtendo-se 50,5ml na leitura da proveta. A mesma quantidade de água foi transferida para uma proveta de 250ml, obtendo-se um volume de ml.
Experimento 2
Mediu-se 50ml de água destilada em um béquer de 100ml. Foi transferido o mesmo volume de água para um balão volumétrico de 50ml, obtendo-se um novo valor de aproximadamente 49,5ml. Pela ordem de precisão, o béquer foi menos preciso do que o balão volumétrico
Experimento 3
Mediu-se 20ml de água destilada, atingindo o menisco, em uma bureta. Transferiu-se o mesmo volume de água para um erlenmeyer de 50ml, obtendo-se um novo valor de aproximadamente 28ml. O mesmo volume foi transferido para o béquer de 100ml, obtendo-se 20ml. Pela ordem de precisão, o enlermeyer foi o menos preciso, enquanto que a bureta foi o mais preciso.
Experimento 4
Pipetou-se 10ml de água destilada com pipeta volumétrica. Transferiu-se a água para uma proveta de 10 ml, obtendo-se um valor de aproximadamente 11ml. O mesmo volume foi posto em uma proveta de 50ml, lendo-se um volume de aproximadamente de 10,2ml. A proveta de 10ml foi menos precisa enquanto que a pipeta volumétrica de 10ml foi a mais precisa.
Experimento 5
Utilizou-se uma pipeta graduada para medir 1ml, 5ml, 2.7ml, 3.8ml e 4,5ml de água destilada e foi colocada respectivamente em 5 tubos de ensaios.
Experimento 6
Pipetou-se, com uma pipeta volumétrica, 5ml de solução de HCl 0,1M, na capela, em um erlenmeyer de 50ml. Em seguida, adicionou-se 5ml de água destilada e mais duas gotas de fenolftaleína (indicador ácido-base). Com um béquer de 50ml, mediu-se 25ml de NaOH 0,1M e