Titulação
18 de abril de 2011
Titulação 1) Introdução
Titular significa determinar o titulo (concentração).
Titulação é a técnica laboratorial, também chamada volumetria (resulta da medição de volumes) que se utiliza em analise química quantitativa, para determinação de concentrações.
Numa titulação adiciona-se, Lentamente com agitação o titulante (solução de concentração conhecida colocada na bureta) ao titulado (solução de concentração desconhecida colocada no erlenmeyer) até se detectar uma variação brusca de propriedades físicas ou químicas resultantes da reação completa entre o titulante e o titulado.
Conhecendo a estequiometria da reação, os volumes das soluções utilizadas e uma das concentrações, é possível determinar a outra concentração. Para isso a adição do titulante deveria parar quando os reagentes estivessem nas proporções estequiométricas, ou seja, no ponto de equivalência. O volume do titulante correspondente seria o volume equivalente.
2) Objetivo
Determinar a concentração desconhecida de uma solução de ácido clorídrico.
3) Procedimento experimental
3.1- Materiais e reagentes
* Bureta de 25 mL * Erlenmeyer * Solução de HCl * Solução de NaOH 0,1 molar * Fenolftaleína (Indicador)
3.2- Procedimentos
Encha a bureta com a solução de NaOH sem deixar que ocorra formação de bolhas em seu interior. Coloque no erlenmeyer 25 mL da solução de HCI e uma gota de fenolftaleína.
Titule lentamente até observar uma mudança brusca na coloração da solução.
4) Resultados e discussão
1- Por que utilizamos a fenolftaleína?
Utilizamos a fenolftaleína por ser um indicador de pH. Ela mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8.
Por esta propriedade e sua destacada e intensa cor é também um componente em indicador universal. 2- Calcule a concentração da solução de HCl.
Volume do HCl = 25mL