titulação ácido base
A análise volumétrica, ou titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar (ALVES, A. A.).
Segundo JEFFERY et al. (1992), por meio da titulação ácido base, é possível determinar a quantidade de uma substância ácida ou básica presente em uma amostra. A finalidade da titulação de uma solução ácida com uma solução básica é a determinação da quantidade exata de ácido que é quimicamente equivalente à quantidade de base presente. O ponto em que isso ocorre é o ponto de equivalência e, a solução resultante, contém o sal correspondente.
De acordo com a Embrapa, a acidez volátil do vinagre corresponde ao teor de ácido acético que é o seu componente mais importante sendo o produto resultante da fermentação acética do vinho. A expressão vinagre usada isoladamente é privativa do fermentado acético do vinho. Assim, os produtos resultantes de outras matérias – primas são denominados de fermentados acéticos seguido pelo nome do produto de origem.
Na titulação, o hidróxido de sódio (NaOH) que é uma base forte, usado na indústria, é fabricado por eletrólise de solução aquosa de sal de cozinha, com a solução de fenolftaleína que é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os ions liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso (CARVALHO, G. C. de).
Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido, muda de cor, ou seja, se ao adicionar solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea, sendo rosa claro ou escuro (ALVES, L.).
2 OBJETIVO
O Objetivo desta aula realizada em laboratório foi encontrar o