titulação ácido - base
Juliana Kayasima R.A.: 95735
Paulo Henrique Marques de Souza Correia dos Santos R.A: 92318
Turma C
Introdução
A titulação ácido – base é uma técnica de laboratório que consiste na determinação da concentração de um soluto. A partir do volume de uma das soluções, obtêm-se o valor do outro volume da solução necessária para reação completa.
O método para tal baseia-se em dois modos de ação: uma destas é o método direto, que consiste na preparação de uma solução com substância pura precisamente calculada, e o método indireto, quando se coloca uma solução primária em excesso em um analito (solução analisada) e posteriormente determina-se esse excesso com outra solução padrão. Este método é usado quando há um empecilho para o método direto, como por exemplo, a amostra não ser solúvel em água ou quando a velocidade de reação direta não é compatível com a titulação.
A partir da titulação obtêm-se uma quantidade precisa de uma solução com concentração conhecida. A partir desse ponto, consegue-se a determinação da solução do analito. Uma questão de extrema importância em uma titulação ácido – base é que no ponto de equivalência ocorre a reação de neutralização:
H3O+ + OH- 2H2O
Portanto, no fim da titulação, ocorre a neutralização do íon hidroxônio com o íon hidroxila (pH=7). Este ponto pode ser visto com algum tipo de indicador, como a fenolftaleína que em meio básico (excesso de OH-), a solução incolor torna-se cor de rosa.
Os dados obtidos em laboratório são adquiridos a partir dos fundamentos da estequiometria, em destaque à análise volumétrica, em vista que o procedimento desta fornece as fórmulas necessárias, que são:
M = n/V; n(analito) = n(titulante) * razão molar; n(titulante) = M(titulante) * V(titulante)
Em que: M = molaridade (mol/L) n = número de mols V = volume (L)
Objetivo
Esta experiência teve como